terça-feira, 1 de setembro de 2009

Ler e Compreender textos


Se é lendo textos que se aprende a compreendê-los, precisamos assegurar que as práticas de leitura ocorram desde a Educação Infantil. Mesmo quando ainda não conseguem ler com autonomia, as crianças aprendem sobre os procedimentos de leitura e a estrutura composicional dos diferentes gêneros escritos, e começam a desenvolver estratégias.
A seleção dos gêneros a serem mais trabalhados em sala de aula é uma decisão importante. Como diferentes gêneros textuais Têm suas especificidades, não podemos pensar na compreensão leitora como uma competência global, em que o aluno transfere para novos gêneros textuais o que aprendeu com outros. Portanto, cabe avaliar a compreensão daqueles gêneros cuja leitura os alunos tiveram oportunidade de praticar.
Para compreender textos escritos, precisamos desenvolver estratégias de leitura. O ensino que praticamos tem, então, o propósito de ajudar os alunos a, progressivamente, tornar-se autônomos na realização de diversas operações. Como: localizar informações explicitamente apresentadas nso textos, apreender o tema ou o sentido global de um texto, deduzir o significado de palavras e expressões, fazer inferências sobre informações apresentadas nas entrelinhas, usar conehcimentos prévios para formular e checar hipóteses, etc.

4 comentários:

  1. Hoje em dia está muito dificil das crianças compreenderem um texto, pois estão muito no "copia e cola" e esquecem que para estar por dentro de um certo assunto elas tem que ler o texto.

    ResponderExcluir
  2. Mas podemos mudar essa situação,basta ter vontade.

    ResponderExcluir
  3. Ai, ai...
    Dá uma preguiça de ler esse textão...

    ResponderExcluir
  4. É só começar a ler e sua opinião mudará,afinal a leitura faz parte do nosso curso.

    ResponderExcluir